segunda-feira, 21 de junho de 2010

Como tratar do cabelo no Verão

Efeitos do sol
Os raios UVA e UBV que atacam a pele também estragam o cabelo.
Usa um protector solar para o cabelo à prova d'água. O ideal é que dês um aspecto de cabelo molhado, mas não gorduroso. Se o teu cabelo é tingido ou tem reflexos, toma mais cuidado para não ficar com a aparência de ressecado.Se o teu cabelo está muito "desgastados", iguala o tom com uma tintura sem amoníaco, que sai aos poucos com as lavagens.

Pontas duplas
Se o teu problema são as pontas duplas, esquece por um tempo a prancha, para os fios se recuperarem.Usa um produto reparador de pontas para recuperar a oleosidade dos fios e fechar as pontas. Alguns podem ser aplicados mornos. Segue as instruções do fabricante.Os banhos de creme restauram as fibras e as pontas dos fios. Aplica o creme massageando madeixa por madeixa, para ser bem absorvido.

O secador
Se for indispensável o usares, coloca o difusor (acessório que se adiciona na ponta do secador, de tamanho grande com uma espécie de buracos de tamanhos grandes), porque ele dispersa o calor e é menos agressivo.Antes de ires de férias, faz um banho de creme hidratante para aumentar a resistência do cabelo.Repete a cada 15 dias para durar mais. Envolve a cabeça com uma toalha húmida e morna depois de aplicares o creme.

Os cachos
O cabelo cacheado tende a ficar mais quebradiço e ressecado.Se tu usas uma prancha para alisá-lo, passa primeiro umas gotas de silicone ou outro produto hidratante não oleoso, ou um reparador de pontas, para o cabelo ficar menos arrepiado e não quebrar.Usa um condicionador e penteia em baixo d'água com pentes de pontas bem separadas e arredondadas.

Cabelo fino
Para dar volume ao cabelo, massaja o couro cabeludo enquanto seca.Lava com um champô que deixe nos fios uma película fortalecedora e, depois de entrar no mar ou na piscina, enxagúa com água doce.Não uses elásticos para prender o cabelo porque eles quebram os fios.Também não coloques cremes nem condicionadores demasiado para não ficar com um aspecto gorduroso. É preferível que usar produtos em spray.

Erros que podem detonar as madeixas
- Aplicar produtos à base de óleo mineral e expores-te ao sol. O efeito é de praticamente "fritar" os fios e o couro cabeludo;- Usar condicionadores ou máscaras com enxugue, no lugar do leave-in. Esses produtos utilizados de forma incorrecta desequilibram o pH e provocam descamações que podem ser confundidas com caspas;- A máscara hidrata, mas deve acontecer o enxugue. O condicionador devolve a oleosidade natural dos fios e sela a cutícula.

Dicas para proteger os fios
- Usa champôs e condicionadores com filtro solar; - Hidratante, leave-in, cremes para pentear e máscara - todos devem ser “sem enxugue" e ter filtro solar. Um banho de creme é fundamental para a hidratação, com intervalos de 15 dias;- Saladas e frutas excelentes para o verão - são fontes de aminoácidos que ajudam na formação da queratina; - Faz tranças, prende com elástico acolchoados, abusa dos prendedores - sempre mudando de lugar - para não marcar o cabelo; - Fica longe dos elásticos de borracha e dos tradicionais travessões e/ou ganchos, esses acessórios maltratam os fios de cabelo; - Uma vez por semana, usa champô anti-resíduos que limpa profundamente e remove todas as impurezas;- Secador, prancha e baby liss ficam fora da mala. O cabelo também precisa de férias! - Para desembaraçar o cabelo, usa pente de dentes largos e creme para pentear.

Sem comentários:

Enviar um comentário