sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Especial Natal #5 - Bolos e Doces

Apesar do Natal ter muitos doces e bolos próprios lembra-te que não deves abusar. Primeiro porque podes perder a "linha" que tens andado a tentar manter e depois muito mais importante é a tua saude porque não queremos que fiques nem com diabetes, nem obesa nem com dores de barriga nem nada disso. Por isso mesmo, controla-te. Claro que aqulas rabanadas que a tua avó faz e aqueles sonhos que a tua mãe faz são muito bons e saborosos mas se comeres moderadamente os "danos" serão muito menores.
Mas, como é Natal, vamos hoje deixar-te a receita de Rabanadas e a do Tronco de Natal.

Rabanadas:
Ingredientes:
1 pão de véspera (cacete) ;
3 dl de leite ;
4 ovos ;
300 g de açúcar ;
canela ;
1 casca de limão ;
óleo para fritar

Preparação:
Leva-se o leite a ferver com duas colheres de sopa de açúcar e a casca de limão.Batem-se os ovos muito bem, de modo que a clara fique imperceptível.Corta-se o pão em fatias com cerca de 1,5 cm e passam-se primeiro pelo leite e depois pelos ovos. Fritam-se em óleo bem quente e escorrem-se sobre papel absorvente ou sobre um pano.Servem-se polvilhadas com açúcar e canela ou com calda de açúcar.

Tronco de Natal
Ingredientes:
10 ovos
5 gemas
300 grs de açúcar
250 grs de farinha
sal q.b.

Confecção :
Bater os ovos e gemas com o açúcar até triplicarem de volume, juntar a farinha, mexer só o necessário para envolver a farinha.Cozer em tabuleiro untado e forrado com papel vegetal à temperatura de +-220º.

Para o recheio e cobertura:
5 claras de ovos
150 grs de açúcar em pó
150 grs de margarina
75 grs de cacau

Bater as claras com o açúcar até triplicarem de volume, junte a margarina aos pedaços e volte a bater até a margarina estar bem misturada; dissolva o cacau em +- 1 dl de óleo morno e misture bem. Enrole a torta recheada com o creme de chocolate, corte as pontas da torta e coloque-as de lado na torta de maneira que fique com aspecto de tronco de árvore cortado, barre na totalidade o tronco com o creme de chocolate e cubra-o com raspas de chocolate e polvilhe com açúcar em pó.

1 comentário: